Em queda constante nos últimos dois dias, o Lago Guaíba chegou nesta sexta-feira (17/5) a sua menor marca desde o início da semana, 4,65 metros. Apesar da chuva que caiu hoje e que deve seguir na próxima semana, a previsão é de ainda mais queda no nível do lago.
Nas últimas 24 horas, porém, houve precipitação de cerca de 15 mm em grande parte da bacia do Guaíba, de acordo com o Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A previsão de chuva nas próximas horas pode chegar a 40 mm no norte do estado.
O climatologista Franscisco Diniz acredita que as chuvas recentes “podem afetar o RS de domingo a segunda-feira, que é o tempo da água do rio chegar no Guaíba”.
- Guaíba diminui cerca de 30 cm, mas previsão de chuva ainda preocupa
- Leite anuncia auxílio de R$ 2,5 mil para famílias na faixa da pobreza no RS
- Enchentes no RS: frio intenso aumenta o drama dos gaúchos
A precipitação para a semana que vem irá cobrir grande parte do Rio Grande do Sul, com total de mais de 150 mm nos próximos 10 dias e vento sul moderado de até 30 km/h entre sexta-feira e sábado que vem.
Para o IPH, o nível das águas deve cair nos próximos 14 dias. A previsão indica cheia duradoura, com lenta redução dos níveis. Até o início da semana que vem, o Guaíba deve permanecer pouco acima dos 4 metros, podendo chegar a 3 metros no fim do mês.
O professor de ecologia da UFRGS, Marcelo Dutra, está otimista. Se a descida do nível realmente continuar, “vamos ver a água escoar para o oceano sem causar mais transtornos do que já está ocorrendo nas nossas cidades aqui”. Com isso, alerta o especialista, as autoridades irão poder analisar o real tamanho do estrago, que até agora não foi descoberto.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br