RIO GRANDE DO SUL

Aulas são retomadas no município gaúcho de Lajeado

As crianças foram realocadas para outras escolas por causa dos impactos causados pelas enchentes no município gaúcho

Aline Gouveia
postado em 16/05/2024 09:43 / atualizado em 16/05/2024 09:59
A escola municipal de educação infantil Risque Rabisque foi atingida e teve perda total da estrutura. Sendo assim, os 116 alunos passaram a ser atendidos de outra forma -  (crédito: Divulgação/Laura Mallmann/ Prefeitura de Lajeado)
A escola municipal de educação infantil Risque Rabisque foi atingida e teve perda total da estrutura. Sendo assim, os 116 alunos passaram a ser atendidos de outra forma - (crédito: Divulgação/Laura Mallmann/ Prefeitura de Lajeado)

As aulas da rede municipal em Lajeado, no Rio Grande do Sul, retornaram na quarta-feira (15/5). As atividades na rede de ensino estavam suspensas desde o começo do mês em função das cheias que atingiram a cidade. A prefeitura havia tentado retomar o calendário letivo na semana passada, mas o nível do rio Taquari voltou a s subir e a programação não pôde ser seguida. 

Agora, as crianças foram realocadas para outras escolas por causa dos impactos causados pelas enchentes no município gaúcho.

Segundo a Secretaria de Educação, a escola municipal de educação infantil Risque Rabisque foi atingida e teve perda total da estrutura. Sendo assim, os 116 alunos passaram a ser atendidos de outra forma. As famílias foram contatadas para realocação das crianças em outras escolas infantis do município.

"Os alunos das turmas C e D (3 e 4 anos) passam a ser atendidos em outras escolas da rede municipal, a partir de segunda-feira (20/5), assim como os servidores desta unidade passam a desempenhar suas funções em outras escolas municipais. Os alunos menores serão atendidos em outras escolas, mediante compra de vagas pelo município", informa a pasta.

A escola de ensino fundamental Alfredo Lopes da Silva também teve a estrutura atingida danificada. Portanto, os alunos do pré ao 5º ano serão atendidos na escola Francisco Oscar Karnal, no Bairro Santo Antônio, e alunos de 6º a 9º ano serão atendidos na unidade escolar Campestre. Os professores também serão realocados para essas duas escolas.

A secretária municipal da Educação, Adriana Vettorello, pontua que muitos profissionais das escolas municipais foram afetados e atingidos pela enchente do início de maio e outros, que residiam em municípios vizinhos a Lajeado, hoje estão com dificuldade de acesso devido às pontes que ruíram, como é o caso de Arroio do Meio.  

Na escola de educação infantil Pequeno Lar não serão atendidos alunos do berçário. A unidade atenderá somente alunos das turmas A, B, C e D (1 a 4 anos)  por causa da falta de servidores que também foram atingidos pela enchente. Já a Cantinho da Alegria atenderá somente as turmas C e D.

 

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/05/6857822-tudo-sobre-uma-das-maiores-tragedias-climaticas-ja-registradas-no-pais.html

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação