O Rio Grande do Sul deve sofrer novamente com os temporais previstos para essa sexta-feira (10/5). O estado passou os últimos dias com chuvas mais localizadas. Mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuvas devem ser mais intensas no centro-leste e nordeste do estado.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que os acumulados de chuva entre hoje e segunda-feira (13) superem os 150 milímetros em boa parte do Rio Grande do Sul. Umas das regiões mais atingidas pelas enchentes de Porto Alegre foi a região metropolitana, que deve registrar grandes volumes de chuva nos próximos dias.
As chuvas nesse local são preocupantes porque é onde se encontram algumas das principais bacias de captação do rio Guaíba. Com os níveis já muito elevados, novos temporais podem agravar ainda mais as inundações no estado.
Situação atual
O número de mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul subiu para 113. Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira, 146 pessoas estão desaparecidos. De ontem para hoje, o número de feridos mais que dobrou, passando de 374 para 756.
Ao todo, 1.916.070 gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram o estado, destes 69.617 pessoas foram encaminhadas a abrigos públicos e 337.116 estão desalojadas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também informou que 70.863 gaúchos e 9.984 animais foram resgatados.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br