A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 2.167 pessoas e 232 animais desde o início da operação de resgate no Rio Grande do Sul. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (10/5).
Entre as operações realizadas pela FAB houve 53 transportes aeromédicos de pessoas doentes e pessoas internadas, além de gestantes. Até agora 53 ocorrências desse tipo foram atendidas.
Na quarta-feira (8/5), uma criança de oito anos foi resgatada em Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. A criança, que faz tratamento de câncer, sofreu uma infecção e foi transportada para o Hospital da Criança, em Porto Alegre, para receber atendimento especializado.
Os militares também resgataram quatro crianças que estavam passando mal, com sinais de desidratação, e foram transportadas de Eldorado do Sul para a capital gaúcha. No salvamento, foram içados também dois adultos com as duas crianças de colo e as outras duas maiores.
- "Meio ambiente não pode ser refém de ideologias", diz deputado Amom Mandel
- Número de desalojados dobra em 24 horas no Rio Grande do Sul
- Enchentes no RS: itens devem ser priorizados para doação; entenda
“Avistamos um sinal de luz de uma lanterna vindo de uma casa. Fomos lá e vimos um pessoal balançando um pano vermelho. Desci no guincho, entrei na casa e era uma família com quatro crianças e quatro adultos. Eles estavam sem água e comida”, disse um Tenente de Infantaria Antonio Carlos Diniz de Lemos Doria, em nota a imprensa.
Em outra ação, na manhã desta quarta-feira (08/05), uma aeronave H-60L Black Hawk, da FAB, transportou uma gestante em trabalho de parto do município de Faxinal até o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Nesta quinta-feira (9), a FAB começou a realizar lançamentos de donativos e materiais essenciais, por via aérea, nos locais mais atingidos pelas enchentes. As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população isolada, uma vez que muitas estradas encontram-se obstruídas.
A FAB está utilizando 17 aeronaves para os resgates com 2346 militares envolvidos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br