Chegou a 100 o número de mortes nas enchentes que afetam o Rio Grande do Sul desde a última semana. Há ainda 128 desaparecidos. A informação é do boletim das 12h da Defesa Civil do estado.
- RS: Porto do Rio Grande segue funcionando, apesar de risco de enchente
- FAB vai abrir Base Aérea de Canoas para operações de voos comerciais
- Enchente histórica avança sobre Pelotas e Rio Grande
Além das mortes confirmadas, há ainda 4 em investigação, em que se estuda se as causas do óbitos tem ou não relação com as chuvas.
Ao todo 417 cidades foram afetadas pelas chuvas no RS, deixando 163 mil gaúchos desalojados e outros 66 mil em abrigos. Cerca de 15% da população do estado foi atingida de alguma maneira pelo temporal que assola a região.
Nível dos rios
Nas últimas 24 horas, o Guaíba baixou cerca de 17 centímetros. Em compensação, a Lagoa dos Patos, para onde o lago desemboca, subiu a profundidade em 22 centímetros. Todos os outros afluentes, como o Rio Jacuí, Taquari, dos Sinos e Uruguai, também registraram queda de volume.
Isso confirma a tendência de que todo o volume que estava represado na região central e metropolitana está seguindo para o Sul do estado, que corre risco severo de inundação.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br