TRAGÉDIA NO SUL

Cheia do Guaíba será longa, aponta previsão de pesquisadores da UFGRS

Cenário divulgado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas nesta terça mostra que o nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, deve ficar acima dos 5m por mais uma semana

Vista aérea de uma área inundada, incluindo um parque de diversões, em Canoas, na Grande Porto Alegre -  (crédito: Nélson Almeida/AFP)
Vista aérea de uma área inundada, incluindo um parque de diversões, em Canoas, na Grande Porto Alegre - (crédito: Nélson Almeida/AFP)

Os últimos cenários de previsão, divulgados no começo da tarde desta terça-feira (7/5) pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, indicam que a cheia no Rio Guaíba, em Porto Alegre, deve se prolongar por mais de uma semana, com níveis acima de 5m nos próximos dias.

O momento, no entanto, é de incerteza, com a possibilidade de aumentar o volume d'água por conta da previsão de chuva nos próximos dias. "Os níveis do Guaíba seguem elevados em torno de 5,27m (terça-feira, 7/5, 11 h), ainda não apresentando recessão. As principais preocupações agora seguem sendo a duração dos níveis elevados e as possibilidades de repiques em função de novas chuvas ou efeito do vento", diz o texto.

Curva de cheia mais provável é da linha branca, uma vez que considera chuva
Curva de cheia mais provável é a da linha branca, uma vez que considera chuva (foto: Reprodução/IPH)

Segundo o IPH, "a partir desta semana, a tendência é de uma redução gradual, podendo chegar abaixo dos 5m, mas com a possibilidade de repiques caso as chuvas previstas para o fim de semana se confirmem".

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas alerta ainda que o cenário é de uma cheia prolongada. "Tendência a longo prazo: mesmo com a redução gradual dos níveis, a previsão é que o Guaíba permaneça acima de 4m por mais de uma semana. A título de comparação, na cheia de 1941, levou 32 dias para o nível do rio descer até 3m", conclui o texto.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/05/2024 15:22 / atualizado em 07/05/2024 15:23
x