Tutores de animais organizam ao menos 14 protestos em aeroportos e praças públicas neste fim de semana, após a morte do golden retriever Joca, de quatro anos, por erro logístico da Gol. As principais manifestações estão marcadas para este domingo (28/4).
Os grupos pedem melhorias no sistema de transporte aéreo de animais, especialmente no porão de bagagens das aeronaves. A morte de Joca mobilizou governo e parlamentares, que cobraram explicações da companhia e regras mais duras. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) investiga o caso.
- Morte do cãozinho Joca vira assunto de governo
- Tutor do cão que morreu após falha da Gol cresce em número de seguidores
- Ministro comenta morte do cão Joca em voo: "Não vamos admitir que casos como esse se repitam"
O cão Joca, de quatro anos, morreu no transporte feito pela Gollog. Ele deveria ter ido do Aeroporto de Guarulhos (SP) para Sinop (MT) com o tutor, João Fantazzini, mas seguiu para Fortaleza. Ao voltar a Guarulhos, chegou morto. O animal ficou oito horas na aeronave, enquanto o trajeto original seria de apenas duas horas e meia.
A divulgação dos protestos ocorre nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.
Também viralizou hoje um vídeo feito pela página Sexteto 4 Patas, no Instagram, em homenagem a Joca. No vídeo, vários cãezinhos e um gato foram filmados com placas no pescoço, escritas: "Não somos bagagem. Somos o amor da vida de alguém. Justiça pelo Joca!" A página cobra ainda que a Gol seja responsabilizada.
A Gol, por sua vez, disse que foi “surpreendida” pelo falecimento do cão e se solidarizou com a família. A companhia aérea também suspendeu por 30 dias o transporte de cães e gatos nos porões de suas aeronaves. “A companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e a sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time”, disse a empresa, em nota.
Confira os locais com manifestações programadas
Sábado (27)
- Curitiba (PR), no Aeroporto Afonso Pena
- Santos (SP), no Emissário Submarino
Domingo (28)
- Brasília (DF), Aeroporto JK
- Rio de Janeiro (RJ), no Aeroporto Santos Dumont
- São Paulo (SP), no Aeroporto de Congonhas
- São Paulo (SP), no Aeroporto de Guarulhos
- Porto Alegre (RS), no Aeroporto Salgado Filho
- Campo Grande (MS), no Aeroporto Internacional de Campo Grande
- Natal (RN), no Parque ecológico Capim Macio
- Salvador (BA), no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães
- Confins (MG), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
- Recife (PE), Praça Min. Salgado Filho
- Manaus (AM), Aeroporto Internacional de Manaus
- Macapá (AP), no Aeroporto Internacional de Macapá
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html