OBSERVAÇÃO

'Lua cheia rosa' poderá ser vista do Brasil nesta terça

Apesar do nome, a Lua não passará por mudança de cor. O termo "rosa" foi dado por povos nativos do Hemisfério Norte, por causa da cor das flores que desabrocham nesta época

Uma Lua cheia rosa poderá ser vista no Brasil na noite desta terça-feira (23/4). Para observar o fenômeno, basta olhar para o céu quando o satélite natural surgir no horizonte, perto de 17h32 — podendo ser mais visível por volta de 20h40, no horário de Brasília.

Apesar do nome, a Lua não passará por mudança de cor. O termo "rosa" foi dado por povos nativos do Hemisfério Norte, por causa da cor das flores que desabrocham nesta época do ano.

"O nome Lua Rosa é uma tradição do hemisfério norte e nada tem a ver com o aspecto da Lua. A Lua será uma lua cheia como outra qualquer e como toda Lua Cheia nasce a leste quando o sol se põe a oeste e se põe a oeste quando o sol nasce a leste, sendo vista durante toda a noite, a não ser que o céu esteja encoberto", explica a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, em nota enviada ao Correio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá mais oito luas cheias em 2024, nas seguintes datas: 23 de maio, 21 de junho, 21 de julho, 19 de agosto, 17 de setembro, 17 de outubro, 15 de novembro e 15 de dezembro.

Mais Lidas