A Força Aérea Brasileira (FAB) bloqueou, na tarde desta quarta-feira (10/4), um avião que ingressou clandestinamente no país, nas proximidades do estado de Rondônia. A aeronave EMB-810D Seneca vinha da Bolívia e foi detectada pelo Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA).
Segundo a FAB, a Defesa Aérea precisou emitir um Tiro de Aviso após os tripulantes desobedecerem à determinação para mudar a rota e pousar em Cacoal (RO). Após o tiro, a tripulação decidiu fazer pouso forçado em Rondolândia (MT). Após aterrissarem, os envolvidos colocaram fogo no avião e fugiram do local.
A operação faz parte da Operação Ostium, que visa bloquear a entrada de ilícitos transfronteiriços.
Mais um caso em dois dias
Na terça-feira (9/4), outra ação similar ocorreu no Mato Grosso, após a identificação de uma aeronave que tentava entrar no território brasileiro pela fronteira do estado com o Paraguai. O avião interceptado em ação conjunta com a Polícia Federal (PF) carregava 565kg de cocaína. O piloto foi preso em flagrante após pouso forçado em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e a carga, apreendida.
De acordo com as investigações, é possível que o veículo clandestino seja clonado, já que o verdadeiro estaria inutilizado após operações em terras Yanomami em 2023.
Saiba Mais
-
Brasil Brasil bate marca de 3 milhões de casos de dengue com recorde de mortes
-
Brasil Enorme explosão de estrela é esperada para este ano e poderá ser vista da Terra
-
Brasil Escritora Roseana Murray segue estável e faz planos na literatura
-
Brasil Mortes de crianças indígenas são mais que o dobro do que em não indígenas
-
Brasil X, ex-Twitter, vai sair do Brasil? País é o 6º com mais usuários da rede
-
Brasil Avião interceptado quebra ao meio e revela carga de mais de 500 kg de droga