O Brasil pretende alcançar a autossuficiência de produção do medicamento fator VII recombinante em território nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa amanhã (4/4) da inauguração da primeira unidade fabril brasileira para esse remédio, que está localizada no Complexo Industrial da Hemobrás, em Goiana, Pernambuco.
A promessa da fábrica é de que a produção de 1,2 bilhão de unidades internacionais de fator VIII por ano abasteça 100% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A conclusão da implantação da fábrica de hemoderivados e início da operação estão previstos até 2026.
- Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo no Brasil
- Nacionalização da indústria farmacêutica tem crescimento, aponta Alanac
- "Precisamos reduzir a nossa dependência externa", diz secretário do Mdic
Apesar de suprir uma das demandas dos medicamentos oferecidos pelo SUS, o país ainda está longe de conseguir produzir todos fármacos que consome. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos ( Abiquifi), o Brasil produz apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de remédios e vacinas. O resto é importado de outros países.
Na cerimônia de lançamento da fábrica de fator VIII, o presidente estará acompanhado da ministra Nísia Trindade (Saúde), da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, da presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, e de outras autoridades.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais
-
Brasil Suspeito de ajudar fugitivos de Mossoró é preso pela polícia em fortaleza
-
Brasil Homem morto com a família enganou traficantes e foi vítima de emboscada
-
Brasil Secretário de Segurança diz que "nem sabia" de 56 mortos em operação
-
Brasil Após 4 anos, Anvisa proíbe comercialização de álcool líquido 70%
-
Brasil Porto de Santos: Marinha e PF apreendem mais de 200kg de droga
-
Brasil Sotaque carioca: por que se fala chiado no Rio de Janeiro?