São Paulo — A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos em São Paulo e no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro passado, segue apreendendo drogas em considerável quantidade. A última apreensão, realizada nesta terça-feira (2/4) pela Polícia Federal (PF) e pela Marinha no porto de Santos, descobriu 212 quilos de entorpecente identificado previamente como pasta base de cocaína.
A droga foi encontrada em caixas de mar de um navio cargueiro com destino à Alemanha. Caixas de mar são compartimentos junto ao casco da embarcação, abaixo da linha d’água, que serve para o navio extrair ou admitir água fazendo o lastro e assim equilibrar a embarcação para a navegação. A remoção do material contou com o auxílio de mergulhadores da Marinha.
- Lula anuncia GLO para reforçar seguranças de portos e aeroportos
- GLO restrita escala militares em portos e aeroportos do Rio e de São Paulo
O Porto de Santos (SP), tem sido uma das saídas preferenciais do crime organizado para o envio de entorpecentes para a Europa. A região portuária está incluída no decreto de GLO que vigora até 3 de maio, que tem como objetivo criar uma asfixia financeira nas organizações criminosas com o corte das rotas de tráfico internacional de drogas.
Segundo a Marinha do Brasil, a apreensão dessa semana “atesta o sucesso da coordenação de interagências, fortalecendo o combate ao tráfico de drogas e contribuindo para a asfixia logística das facções criminosas especializadas no tráfico internacional de drogas”, disse a Força em nota.
Cigarros
No outro lado do Brasil, a Marinha também comemora a apreensão de uma carga contrabandeada de cigarros em Belém, no Pará. O carregamento falsificado chegou em uma embarcação que navegava pela Baía do Guajará que foi apreendida em flagrante pela patrulha da Força Naval.
Saiba Mais
-
Brasil Sotaque carioca: por que se fala chiado no Rio de Janeiro?
-
Brasil Veja as recomendações para reparação a indígenas vítimas da ditadura
-
Brasil Chuvas devem atingir grande parte do país nas primeiras semanas de abril
-
Brasil Diagnóstico precoce e inclusão são fundamentais no tratamento de autismo
-
Brasil Vacina contra o HPV agora será em dose única
-
Brasil Dengue: 8 estados brasileiros já superaram pico da doença