investigação

Após suspeita de invasão em sistema, PF suspende agendamento de passaporte

Entidade afirmou que o serviço está indisponível e não deu prazo para que o sistema seja normalizado

Passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3/10)  -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3/10) - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal suspendeu o agendamento pela internet para emissão de passaportes. A instituição afirmou que o serviço está temporariamente indisponível por conta de uma suspeita de tentativa de invasão no site, que está sendo investigada. A corporação informou que serão atendidas apenas demandas urgentes, quando a viagem não puder ser adiada.

No entanto, a entidade informou que os atendimentos já marcados serão atendidos normalmente nas datas que foram informadas durante o cadastro.

"Para os usuários que não tiverem viagem programada para os próximos 30 dias, a Polícia Federal recomenda aguardar a normalização do serviço", informou a corporação, em nota.

Quem tiver em situação de urgência deve procurar a PF por meio dos postos físicos de atendimento. "Àqueles que comprovadamente tenham necessidade da emissão do documento de viagem nos próximos dias devem enviar a documentação comprobatória da urgência a uma unidade emissora de passaporte", completa o texto.

O agendamento online é a primeira etapa de quem pretende solicitar o passaporte, documento necessário para viajar para a maioria dos países. A confecção, após o atendimento e pagamento das taxas costuma levar poucos dias.

Quem tiver em situação de urgência, das mais diversas, como compromissos profissionais, de saúde, educação, etc, deve apresentar documentação comprovando a situação para ter direito a realizar o agendamento em unidades de atendimento presencial.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 18/04/2024 11:50 / atualizado em 18/04/2024 11:53
x