Vacina

Brasil já tem 1ª vacina para prevenção das infecções pelo VSR

A nova vacina tem eficácia de até 82,6% na prevenção das doenças causadas pelo VSR, como infecções pulmonares e das vias aéreas inferiores

As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior -  (crédito: Freepik)
As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior - (crédito: Freepik)

Já está disponível no Brasil a primeira vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para pessoas com 60 anos ou mais. O Arexvy, da biofarmacêutica GSK, é o primeiro imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária.

A nova vacina tem eficácia de até 82,6% na prevenção das doenças causadas pelo VSR, como infecções pulmonares e das vias aéreas inferiores. Na prevenção de casos mais graves e em pacientes com outras doenças crônicas, o porcentual chega a 94%. O produto atua estimulando o sistema imunológico a combater a infecção.

As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior.

"Arexvy foi projetada e produzida propositalmente para estimular a resposta imunológica contra o VSR em pessoas com 60 anos ou mais. Essa vacina foi a primeira aprovada no mundo e já é disponibilizada em diversos locais como EUA, Japão e Europa", afirma Rodrigo Favoni, Head de Vacinas e HIV da GSK Brasil.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/04/2024 21:25 / atualizado em 03/04/2024 21:26
x