A Páscoa está chegando e não tem como automaticamente não lembrar do coelhinho. Diretamente associado a data, o coelho está entre os presentes mais populares na celebração. Mas se engana quem acredita que presentear um ente querido com um pet é uma atitude louvável. Afinal de contas, coelhos são seres vivos e demandam diversos cuidados.
"Estamos falando de uma vida não um objeto. Um coelho vai viver em média de seis a oito anos, dependendo da espécie. É preciso ter cuidados, levar ao veterinário, cuidar da alimentação, saúde, higiene, tudo isso exige demandas, é preciso ter responsabilidades", explica o médico veterinário Phelipe A. Medeiros.
- Páscoa deste ano deve ter queda nas vendas, diz pesquisa
- Feriado de Páscoa movimenta turismo. Confira os lugares mais procurados
O número de abandonos após a Páscoa cresce consideravelmente. Muitos são deixados em lixeiras, praças e parques, onde acabam morrendo de frio, fome, atropelados ou atacados por outros animais.
"O ideal é a pessoa dispor de recursos, para se um dia o coelho ficar doente conseguir levar ao veterinário, disponibilidade de ração, feno e alimentação adequada para o animal", acrescenta o especialista. "E além de tudo, o animal precisa de atenção e carinho"
Nas redes sociais, o grupo Grupo de Apoio aos Coelhos (GAC) tem a missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar dos coelhos, eliminando situações de abandono e negligência por meio da assistência direta aos pets e tutores, bem como a informação e conscientização. O grupo foi criado em 2016 por quatro amigas que se uniram para lutar pelos direitos dos coelhos.
Confira alguns cuidados para se ter com os coelhos
Não é só de cenoura e alface que vivem os coelhos. A alimentação precisa ser equilibrada e indicada por um médico veterinário especialista em animais silvestres.
Lembre-se que o animal gosta de ficar em contato com o jardim e com a família. É importante encontrar um local de descanso apropriado para o pet e não deixa-lo sempre na gaiola.
Os coelhos pertencem a ordem Lagomorpha e assim como os roedores, tem os seus dentes crescendo durante toda a vida. por isso eles precisam consumir alimentos como o feno para ajudar no desgaste dos dentes.
Saiba Mais
-
Esportes Prisão permitirá a Robinho ter somente dois pares de tênis
-
Flipar Pinturas rupestres de 2 mil anos são descobertas no Jalapão
-
Jogada 10 Espanha x Brasil: primeiro duelo desde ‘atropelo’ no Maracanã marca 10º confronto na história
-
Concursos Tribunal de Justiça de SC abre concurso com vagas de níveis médio e superior
-
Economia Boletim Focus: mercado reduz projeção de inflação para 2024 e 2025
-
Flipar Mistérios da humanidade que nunca foram solucionados