PARANÁ

Três adolescentes morrem após cabeça d'água atingir cachoeira

Cabeça d'água é um fenômeno que ocorre quando o nível da água de um rio, lago ou cachoeira aumenta subitamente devido às chuvas

Três adolescentes morreram após uma cabeça d'água atingir uma cachoeira em Paranavaí, no estado do Paraná, no domingo (17/3). Pelo menos oito pessoas estavam no local quando o volume da água aumentou. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas foram resgatadas e uma segue desaparecida.

Quando o Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local, encontrou os três adolescentes já sem vida. As buscas pela pessoa desaparecida seguem nesta segunda-feira (18/3). 

Cabeça d'água é um fenômeno que ocorre quando o nível da água de um rio, lago ou cachoeira aumenta subitamento devido às chuvas. O Corpo de Bombeiros explica que este fenômeno é um risco principalmente para as pessoas que não conhecem o local e também não sabem reconhecer os sinais de uma cabeça d'água.

“Algumas orientações são importantes, como ouvir barulhos (estrondos) provenientes de algo como água, rochas e galhos em colisão e em turbilhonamento; mudança na cor da água; aumento do nível e velocidade de escoamento do rio em período de poucos segundos, bem como a chegada de detritos e sedimentos como folhas, galhos e ramos”, pontua o tenente Murilo de Oliveira.

“Para quem for praticar uma atividade como o boia cross, pedimos que utilizem o EPI adequado, como colete e capacete, para que esse equipamento forneça uma flutuação que permita que a pessoa brinque no rio, diminuindo assim o risco de afogamento. Aos demais banhistas, orientamos que procurem estar em um local movimentado e com a proteção de guarda-vidas”, finaliza o tenente.

Mais Lidas