Subiu para 17 o número de pessoas mortas vítimas das fortes chuvas no Espírito Santo. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), 15 foram registradas em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá.
As fortes chuvas que começaram na sexta-feira (22/3), levaram o governador do estado, Renato Casagrande (PSB-ES) a decretar estado de emergência em 10 municípios. Neste domingo (24/3), o chefe do executivo estadual anunciou medidas de apoio às famílias e empreendedores atingidos pelo temporal.
- Chuva arrasta caminhão do Corpo de Bombeiros no Espírito Santo
- Espírito Santo decreta estado de emergência em 10 cidades após chuvas
Em coletiva de imprensa, Casagrande confirmou que vai liberar o Cartão Reconstrução, no valor de R$ 3 mil, para compra de itens que a família entenda como prioritários, como roupas, móveis e alimentos. Empreendedores devem contar com linhas de crédito especiais. Segundo o governo, serão investidos R$ 50 milhões para subsídio de operações junto ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
O estado conta ainda com a campanha ES Solidário para arrecadar doações de água mineral, cestas básicas, cobertores e kits de limpeza e higiene pessoal. Doadores podem entregar donativos de forma presencial ou ajudar com doações em dinheiro por meio de PIX disponibilizado pela ação.
Previsão do tempo
Para este domingo, a previsão da Defesa Civil é a de que em trechos da região Sul do Espírito Santo e sul da Região Serrana há a probabilidade de 60% para acumulados de chuva de 10 a 30 milímetros. Nas demais regiões, há chance de 60% para 2mm a 10mm em alguns trechos, sendo que pontos isolados podem acumular 10mm a 30mm de chuva.
Já na segunda-feira (25/3), trechos da região Sul e sul da Região Serrana terão até 70% de probabilidade para acumulados de chuva de 10mm a 30 mm. Nas demais regiões, as chances ficam entre 50 e 60% para 2mm a 10mm de chuva.
Mimoso do Sul, cidade do interior do Espírito Santo, já registrou o acumulado de 231,8mm de chuvas nas últimas 24 horas. O temporal que atingiu o sul do estado fez com que grande parte do esperado para o sábado inteiro fosse observado ainda pela manhã. No município, vários veículos foram arrastados pelo temporal, incluindo um caminhão do Corpo de Bombeiros.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br