RACISMO

Homem negro desmaia após levar 'mata-leão' de segurança do Metrô de SP

Segundo testemunhas, a confusão teria começado após um passageiro pular a catraca; o funcionário teria confundido a vítima com a pessoa que não pagou a passagem

Procurado pelo Correio, o Metrô informou que irá apurar o caso -  (crédito: Reprodução/g1)
Procurado pelo Correio, o Metrô informou que irá apurar o caso - (crédito: Reprodução/g1)

Um segurança do Metrô de São Paulo deu um golpe de mata-leão em um passageiro negro, que chegou a desmaiar e foi arrastado por funcionários para uma das catracas da Estação República, no centro da capital paulista.

Segundo testemunhas que acompanharam a cena, a confusão começou quando um passageiro pulou a catraca para não pagar a passagem. A vítima teria sido confundido com a pessoa que não pagou.

O segurança do Metrô abraçou o homem negro por trás e o imobilizou com um "mata-leão". Foi aí que a vítima desmaiou e foi arrastado no chão para ficar embaixo de uma das catracas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que os passageiros que acompanharam a cena chamaram os seguranças de "racistas". 

Ao Correio, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o jovem de 21 anos registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal .O jovem relatou que não conseguiu validar seu bilhete e tentou passar junto com um colega pela catraca. Os agentes da estação viram a ação e o abordaram. O caso foi registrado no 23° DP (Perdizes), onde foram solicitados exames ao IML.

Procurado pelo Correio, o Metrô informou que vai "apurar o caso com rigor". "A Companhia não tolera qualquer forma de violência, seus funcionários são capacitados para o atendimento aos passageiros seguindo um rígido código de conduta. Se constatado qualquer desvio a esses princípios, os funcionários serão punidos", finaliza a nota.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 15/03/2024 22:44 / atualizado em 16/03/2024 13:11
x