RECONHECIMENTO

Cunhã Poranga: quem é a indígena brasileira que vai virar Barbie

A versão da boneca Barbie indígena brasileira é inédita na história da personagem. A inspiração veio da influenciadora brasileira indígena Maíra Gomez

Cunhã Poranga tem 25 anos e é da etnia Tatuyo, no Amazonas. Ela conta com 6 milhões de seguidores em diversas redes sociais -  (crédito: Danny Guimarães/Divulgação)
Cunhã Poranga tem 25 anos e é da etnia Tatuyo, no Amazonas. Ela conta com 6 milhões de seguidores em diversas redes sociais - (crédito: Danny Guimarães/Divulgação)

A boneca mais famosa do mundo agora tem uma versão indígena brasileira. A nova Barbie homenageia a influenciadora Maíra Gomez, conhecida como Cunhã Poranga, da etnia Tatuyo, do Amazonas. A brasileira emprestou cor, costumes e apetrechos indígenas para fazer história com o modelo inédito da boneca.

O modelo é uma homenagem da Mattel, que busca tornar mulheres que influenciam positivamente o mundo em bonecas para influenciar novas gerações. O projeto se chama Barbie Role Model e Maíra foi a escolhida para marcar os 65 anos da Barbie. No entanto, as bonecas não estão à venda.

“Gente, sou eu! Será que é um sonho? Obrigada, Mattel, por essa homenagem. É uma honra representar nosso país”, declarou a indígena ao mostrar a boneca nas redes sociais.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Maira Gomez (@cunhaporanga_oficial)

No site oficial da Matel, a empresa apresenta Maíra como uma facilitadora para que o mundo conheça o povo dela. “ Conhecida como Cunhaporanga, que significa “mulher bonita da aldeia” em tupi. O principal objetivo de seu conteúdo é apresentar a cultura e as tradições de seu povo e compartilhar seu cotidiano e o de sua comunidade”, diz o comunicado.

Barbie em homenagem à brasileira Maíra Gomez, a Cunhã Poronga
Barbie em homenagem à brasileira Maíra Gomez, a Cunhã Poronga (foto: Divulgação/Matel)

Cunhã Poranga tem 25 anos e é da etnia Tatuyo, no Amazonas. Ela conta com 6 milhões de seguidores em diversas redes sociais, nas quais conta como é a cultura indígena e o dia a dia com a família.

Em vídeos, ela mostra a rotina diária, como pescar no Rio Negro, os rituais da etnia dela e a gastronomia da região, como a Mujeca, sopa feita com peixe usando goma ou farinha de mandioca.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Maira Gomez (@cunhaporanga_oficial)

 

 

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 09/03/2024 09:35 / atualizado em 09/03/2024 09:59
x