ANIVERSARIANTES

Ano bissexto: quem nasce dia 29 de fevereiro faz aniversário quando?

De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a chance de uma pessoa nascer nesta data é de 1 em 1.461

Quem nascem em 29 de fevereiro só faz aniversário de 4 em 4 anos? -  (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)
Quem nascem em 29 de fevereiro só faz aniversário de 4 em 4 anos? - (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)

Este mês de fevereiro de 2024 é um ano especial, isso porque é bissexto, ou seja, terá 29 dias, fazendo com que as pessoas que nasceram neste dia possam celebrar o nascimento. Essa mudança ocorre de quatro em quatro anos, tornando o ano com 366 dias. Geralmente, pessoas registradas no ano bissexto celebraram o aniversário no último dia de fevereiro, no caso, 28 de fevereiro. Mas tem quem use isso como uma velha brincadeira, que só envelhece de quatro em quatro anos.

O ano bissexto se dá pelo ajuste do calendário ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol. O tempo dessa volta não é exatamente 365 dias, mas sim aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Ou seja, todo ano fica "sobrando" quase 6 horas. Para que essas horas possam ser recompensadas, são necessários quatro anos para somar horas "perdidas".

A partir das informações dos cartórios de registro civil, se uma criança nasceu dia 29 de fevereiro, essa é a data que ficará no registro. De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a chance de uma pessoa nascer nesta data é de 1 em 1.461.

Além disso, o registro na data errada, colocado antes ou depois, pode ser considerado crime baseado na Lei n° 6.015/1973, em que determina o registro na certidão de nascimento com dia, mês, ano, lugar e horário do nascimento do bebê.

Nas redes sociais, os internautas compartilharam memes sobre aniversariantes da data:

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 28/02/2024 18:24 / atualizado em 28/02/2024 18:24
x