O empresário Abilio Diniz, que morreu no domingo (18/2) aos 87 anos, era o 31º brasileiro mais rico no ranking em tempo real da revista Forbes. Ele tinha patrimônio estimado em R$ 9,9 bilhões. No ranking global, ele ocupava o 1.526º lugar. Abilio estava internado no Hospital Albert Einstein com pneumonite. O quadro de saúde dele era considerado "difícil".
Diniz ficou conhecido por sua trajetória de grande sucesso no varejo, ao transformar o Grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai, Valentim Diniz, em uma das maiores empresas do setor no país.
Abilio ingressou no mundo dos negócios em 1958, a convite do pai, quando fundou o primeiro supermercado Pão de Açúcar. A rede se tornou um sucesso e, 10 anos depois, em 1968, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) já contava com 40 franquias.
- Lula lamenta morte de Abílio Diniz: 'tive o prazer de ser seu amigo'
- Abílio Diniz falou sobre legado e importância do "aqui e agora"
- Alckmin deve participar de velório do empresário Abilio Diniz
Após 54 anos no GPA, o empresário saiu do grupo em 2013 para assumir a presidência do Conselho de Administração da companhia do ramo alimentício BRF. O bilionário fazia parte dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil.
Aos quase 90 anos, o empresário era conhecido pelo estilo de vida saudável, que compartilhava com os seguidores nas redes. Na última publicação feita no Instagram, feita em 17 de janeiro, Abilio falou sobre o amor pelos esportes de neve. Em viagem com a família pelos Estados Unidos, ele relatou estar impossibilitado de esquiar nas montanhas pois se recuperava de duas cirurgias no joelho.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br