AQUECIMENTO GLOBAL

Avanço do mar engole quase 20 metros de praia de nudismo na Paraíba

Avanço do mar, erosão, ocupação intensificada da costa e derretimento das calotas polares causado pelo aquecimento global são as causas apontadas

De acordo com o Science of The Total Environment, de 1985 a 2022, o mar avançou em média 50cm por ano no local -  (crédito: Divulgação)
De acordo com o Science of The Total Environment, de 1985 a 2022, o mar avançou em média 50cm por ano no local - (crédito: Divulgação)

A praia de Tambaba, no município de Conde, Paraíba, conhecida como pioneira na prática do naturismo (ou nudismo) no Nordeste, já perdeu quase 20 metros da faixa de areia para o oceano. De acordo com o Science of The Total Environment, de 1985 a 2022, o mar avançou em média 50cm por ano no local, o que significa que, em alguns pontos, 18,5m da praia já foram tomados pela água.

De acordo com a pesquisa, além da erosão, uma possível elevação do nível do mar pode trazer consequências “profundas para as comunidades costeiras, ecossistemas marinhos e infraestruturas”. A pesquisa relacionou a perda da faixa de areia em Tambaba à erosão e ao avanço do mar, com o aumento do seu nível.

Projeções indicam que o município de Conde pode perder 12% de sua área total se o mar for elevado em 10m. O fato seria provocado pelo derretimento de calotas polares causado pelo aquecimento global.

O aumento erosivo à intensificação da ocupação costeira, devido à urbanização, à industrialização e ao turismo também é apontado como causador. Além de Tambaba, as praias de Jacumã, Coqueirinho, Carapibus, Amor e Arapuca também sofrem com o avanço das ondas. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 15/02/2024 11:24 / atualizado em 15/02/2024 11:33
x