RELIGIÃO

Quarta-feira de cinzas marca início da Quaresma; entenda a importância

A Quaresma é o período que, segundo a tradição bíblica, simboliza os 40 dias passados por Jesus no deserto

A quarta-feira de cinzas marca o término do carnaval e o início da Quarentena.  -  (crédito: James Coleman/ unsplash )
A quarta-feira de cinzas marca o término do carnaval e o início da Quarentena. - (crédito: James Coleman/ unsplash )

Após a folia, a Quaresma tem início nesta quarta-feira de cinza (14/2). Além de marcar o término do carnaval, é uma das duas datas que a Igreja Católica recomenda aos fiéis para não comerem carne vermelha. Na cultura religiosa, os 40 dias seguintes são considerados uma preparação para a semana santa.

“A quaresma é o período em que, nós cristãos católicos, nos preparamos para a celebração da Páscoa. Durante 40 dias somos convidados a intensificarmos o jejum, a oração e a caridade. Ela sempre acontece entre quarta-feira de cinza e quarta-feira Santa, porque a partir daí, na quinta-feira santa iniciamos o tríduo para a Páscoa”, explica o Pe. José Roberto Abreu de Mattos, pároco e reitor da Basílica de Santana-SP.

Neste período, os fiéis se dedicam para reflexão, conversão espiritual e a oração. Uma forma de lembrar dos 40 dias passados por Jesus Cristo no deserto e os sofrimentos que foi suportado na cruz. “Costumamos dizer que a quaresma é um tempo de graça para todos nós, onde somos convidados a mudarmos um pouquinho a nossa conduta. Abrirmos o coração para Deus e deixarmos que ele fale em cada um de nós, de uma forma mais intensa”, pontua Pe. José Roberto.

A quaresma também é marcado pelo jejum, como deixar de consumir carne vermelha, bebidas alcoólicas ou outra escolha que fica a critério do fiel. O peixe, por exemplo, é uma das opções permitida durante o jejum, além de ter um significado simbólico, é considerado um alimento mais simples. “O jejum não é obrigatório, mas a igreja nos convida a esta observância, as quais na quarta-feira de cinzas, na sexta-feira Santa, e na possibilidade também nas sextas-feiras no decorrer da quaresma”, relata.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 14/02/2024 19:11 / atualizado em 14/02/2024 19:11
x