PREVISÃO DO TEMPO

Calor e chuvas acima da média: veja a previsão para o mês de fevereiro

O carnaval deve ser marcado pelo tempo instável, com chance de chuvas em grande parte do país, especialmente no centro-norte do Brasil

Fevereiro começa com tendência de chuvas acima da média -  (crédito: Reprodução/Freepik)
Fevereiro começa com tendência de chuvas acima da média - (crédito: Reprodução/Freepik)

O mês de fevereiro começa com tendência de chuvas acima da média e calor em grande parte do país. Para esta quinta-feira (1º/2), o Distrito Federal segue sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A temperatura máxima na capital pode chegar a 26ºC. 

Já nas capitais Manaus, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Maceió e João Pessoa, os termômetros podem ultrapassar os 30ºC.

O carnaval deve ser marcado pelo tempo instável, com chance de chuvas em grande parte do país, especialmente no centro-norte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo indica tendência de chuva abaixo da média em parte da região Norte e em áreas da região Sul, e dos estados de Mato Grosso e Goiás.

Já em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.

"A perspectiva de fevereiro em termos de clima é que as chuvas e as temperaturas vão ficar acima da média. A previsão é que o tempo se mantenha com bastante nuvens, períodos nublados, pancadas de chuvas, trovoadas e rajadas de ventos principalmente a tarde e até a noite", pontua a meteorologista Andrea Ramos.

As áreas em verde escuro são as com mais possibilidade de pancadas de chuvas
As áreas em verde escuro são as com mais possibilidade de pancadas de chuvas (foto: Divulgação/Inmet)

No Brasil, o El Niño pode provocar alteração no regime de chuvas, causando novos eventos de secas e estiagens intensas, sobretudo no Nordeste e no Norte, e chuvas acima do normal no Sul, a exemplo do que já ocorreu em 2023. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador. Entretanto, a expectativa é que ele vá perdendo a força ao longo de fevereiro.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 01/02/2024 08:19
x