A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (24/1), em Chicago, nos Estados Unidos, Mirelis Diaz Zerpa, esposa de Glaidson dos Santos, o “Faraó das Bitcoins”. A venezuelana estava foragida há dois anos e de acordo com a PF estava de forma ilegal no país.
A ação foi uma colaboração entre a Polícia Federal, o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano.
- ‘Faraó das Bitcoins’ diz à CPI que PF é culpada por prejuízo de investidores
- Criptomoedas: embora rentáveis, investimentos requerem cautela
Zerpa estava foragida desde 2021, quando Glaidson Acácio dos Santos, foi preso na Operação Kryptos. A empresa do casal era investigada por lavagem de dinheiro e a investigação estima que o casal movimentou R$ 38 bilhões de 2015 a 2021.
Havia contra Mirelis um mandado de prisão em aberto pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, por crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa.
A empresa do casal ficava em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e desde 2015 eram feitos contratos de prestação de serviços para investimento em bitcoin. Os contratos prometiam rendimentos fixos mensais em uma quantia específica, sem autorização ou registro junto à Comissão de Valores Mobiliários.
Saiba Mais
-
Esportes Com Marlon Gomes, Vasco SAF supera R$ 220 milhões em lucro com vendas
-
Esportes Libertadores bate à porta, e Botafogo se atrapalha no planejamento
-
Mundo Rei Charles III é hospitalizado para cirurgia de próstata, diz Palácio
-
Mundo Por que execução com nitrogênio é vista como possível tortura pela ONU
-
Blogs Redirect Investigação sobre Abin deixa bolsonaristas sob tensão - Blog da Denise
-
Mariana Morais BBB 24: Davi é perseguido por Yasmin e Wanessa; Web aponta racismo