ALERTA

SP: sirenes tocam em São Sebastião por risco de deslizamento

Vários estados têm grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas

Durante a noite dessa quarta-feira (24/1), as sirenes da Defesa Civil tocaram em alerta na Vila Sahy, em São Sebastião, São Paulo, por riscos de deslizamentos por conta das fortes chuvas que atingem a região.

A cidade está em estado de atenção. De acordo com a Defesa Civil há risco alto de deslizamento e inundação devido ao acúmulo de chuva nas últimas 72 horas.

“Risco alto de deslizamento e inundação. Existe probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alertado e com potencial para causar grande impacto na população”, escreveu a prefeitura.

Segundo a Defesa Civil de São Sebastião, a forte chuva ocasionou pontos de alagamento temporários nos bairros Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Camburí e Boracéia.

Pela primeira vez, desde que foi instalada no final de 2023, a sirene foi acionada. A prefeitura também abriu a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus para receber os moradores até a chuva parar ou as águas das ruas baixarem.

Alerta em mais regiões

O Sul do Brasil também está em alerta devido às chuvas. Paraná e Santa Catarina estão em alerta vermelho de “grande perigo” para acumulados de chuva, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, entre os estados em alerta vermelho, as áreas mais afetadas são a região metropolitana de Curitiba, o norte Catarinense, Vale do Itajaí, litoral sul paulista, região metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba Paulista.

No Paraná, a Defesa Civil do estado registrou ocorrências em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Ruas estão alagadas nos três municípios e pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas.

Em todo Brasil, 21 estados estão com alerta amarelo para chuvas intensas para os próximos dias.

 

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

 

Mais Lidas