PREVISÃO DO TEMPO

Saiba quais regiões serão mais afetadas por chuvas nos próximos dias

No Centro-Oeste, os estados de Mato Grosso e Goiás concentrarão os maiores volumes de chuva. Um cenário parecido deve ocorrer no Sudeste

Nos próximos dez dias são esperadas chuvas, de pelo menos 50 milímetros, em grande parte do Brasil. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, a região Norte está no período mais chuvoso do ano. Sendo assim, a região amazônica e o Amapá terão alta possibilidade de temporais. No Centro-Oeste são esperadas pancadas de chuvas, alternadas com momentos de sol ao longo dos dias.

Os estados de Mato Grosso e Goiás concentrarão os maiores volumes de chuva, podendo alcançar marcas de 100 a 200 milímetros. No Distrito Federal, a previsão é a de que o tempo permaneça nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Um cenário parecido deve ocorrer no Sudeste, porque a região estará sob a influência da mesma massa de ar tropical quente e úmida. 

"Os próximos dez dias devem ter chuva isolada frequente na região, como ocorre nos meses de verão, e com acumulados altos em alguns pontos, especialmente acompanhando temporais. A chuva deve aumentar no estado de São Paulo, inclusive com risco de precipitação isoladamente excessiva e com transtornos em algumas cidades, mas os volumes variam muito de um ponto para o outro e a precipitação não chega a ser abundante em todas as localidades", explica o MetSul.

No Sul devem ocorrem chuvas de 50 a 100 milímetros, sendo que os maiores volumes poderão ser registrados no leste de Santa Catarina e no Paraná. "No Rio Grande do Sul, o risco de chuva excessiva é maior. Até o final desta semana, uma série de áreas de instabilidade pode provocar chuva volumosa a excessiva, inclusive com marcas acima de 200 mm em alguns pontos e risco de inundações, entre o Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul", pontua o MetSul.

Já a tendência para a região Nordeste é que chova pouco nos próximos dez dias. Maranhão, Piauí e Ceará são os estados com mais possibilidade de maiores acumulados de chuvas.

Alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (10/1), alerta laranja de chuvas intensas nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Amazonas. Há também alerta laranja para tempestades em áeras de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com riscos de ventos intensos, queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Os avisos meteorológicos são válidos até 10h de quinta-feira (11/1).

Mais Lidas