A cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, foi a primeira a iniciar a vacinação contra a dengue no Brasil. A distribuição de 90 mil doses de Qdenga, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), iniciou por volta das 7h desta quarta-feira (3/1). A vacina foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS), em dezembro.
A primeira pessoa a receber a vacina foi Francisleine Costa, mãe do adolescente Julio Cesar da Costa, 15 anos, que morreu vítima da dengue no ano passado. "Meu filho foi enterrado no dia do aniversário por essa fatalidade. Agora, a vacina veio e eu estou fazendo campanha para que todos se vacinem, para que não passem pela mesma dor que eu”, desabafou a mulher.
A coordenadora da unidade de saúde, Rosália Ferreira dos Santos, afirmou que a procura pelo imunizante foi alta durante o primeiro dia. Ao todo, há previsão de doses para 150 mil douradenses entre 4 e 59 anos. De acordo com o município, com o início da vacinação, será possível garantir um certo nível de proteção aos cidadãos no período previsto para ser o pico da doença, em março deste ano.
O imunizante da farmacêutica japonesa Takeda possui esquema vacinal de duas doses, que devem ser administradas com três meses de intervalo. A indicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacina é para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.
Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. Entre fevereiro e novembro deste ano devem ser entregues 5,082 milhões de doses.