Ao menos quatro banhistas que estavam na praia de Vila Caiçara, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foram atingidos por um raio na tarde deste sábado (20/1). Uma das vítimas, uma idosa, morreu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em publicação nas redes sociais, eles foram chamados para socorrer uma vítima do sexo feminino que teria sido atingida por descarga elétrica e encaminhada em estado grave após parada cardiorrespiratória.
Após deixá-la no hospital, a corporação foi alertada de que outras três vítimas também tinham sido atingidas e também foram encaminhadas para o hospital.
Por volta das 13h38 de hoje na praia de Caiçara na cidade de Praia Grande, o CB foi chamado para pessoas atingida por descarga elétrica (por raio). Informações sobre as vítimas abaixo: pic.twitter.com/ppMTZxD2Br
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) January 20, 2024
Na nota, os Bombeiros revelaram ainda que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionado para socorrer outras vítimas.
A Prefeitura de Praia Grande, contudo, confirma três vítimas até a publicação dessa matéria. Duas com ferimentos leves e que seguem em observação, e outra que morreu no hospital.
Veja a nota da Prefeitura na íntegra
A Prefeitura de Praia Grande informa que por volta das 14h15 deste sábado, dia 20, três pessoas foram feridas com a queda de um raio na praia do Bairro Caiçara. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados. Duas vítimas apresentaram ferimentos leves e seguem em observação no PS Central, Bairro Guilhermina. Já a terceira vítima foi encaminhada em estado grave à UPA Samambaia, em parada cardiorrespiratória, e acabou indo a óbito.
A Prefeitura ressalta ainda que a Defesa Civil de Praia Grande realiza constantes ações de conscientização junto a banhistas sobre os riscos dos raios, com distribuição de panfletos informativos ao longo de toda orla e em todas as 10 arenas do Estação Verão Show; além de instalação de faixas informativas espalhadas ao longo do calçadão da praia.
Os Guardas Vidas também realizam essa ação constante de conscientização junto aos banhistas. Caso a população perceba os primeiros sinais de chuva e raios, a orientação é que deixem a orla o mais breve possível.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br