Dezesseis estados brasileiros estão em zonas de risco de alerta para chuvas intensas e tempestades neste sábado (20/1), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Foram emitidos dois tipos de alerta: o amarelo, que indica perigo potencial de chuvas, e o laranja, de perigo para as chuvas.
Dez estados estão com os dois alertas: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Os outros seis estados estão com alertas ou laranjas ou amarelos. Veja abaixo:
Amarelo
- Acre
- Bahia
- Goiás
- Rio Grande do Sul
- Tocantins
Laranja
- Paraná
Ainda de acordo com o Inmet, neste sábado as áreas mais afetadas pelos maiores acumulados diários de chuva devem ser a faixa leste de São Paulo, que inclui a capital e região metropolitana, além de áreas do litoral, onde a chuva poderá variar de 80 milímetros (mm) a 100 mm.
No domingo, a expectativa é de que as chuvas mais volumosas ocorram entre o litoral norte paulista e áreas do sul e leste do estado, além das regiões da serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde poderá chover de 70 mm a 90 mm em alguns pontos.
*Com informações da Agência Brasil
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br