O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decretou, na noite de quarta-feira (17/1), estado de emergência no município devido aos estragos causados pelo temporal que atingiu a região na noite de terça-feira (16/1).
Oficializado pelo Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o documento dispensa a licitação para aquisição de bens necessários às atividades de ajuda para minimizar os danos. Como medida de emergência, 2,2 mil telhas foram distribuídas às famílias atingidas em diversos bairros.
"Por meio do decreto, encurtamos o caminho para a contratação de serviços na cidade. O nosso foco é o restabelecimento da rotina para os porto-alegrenses, buscando ouvir e atender as comunidades", reiterou o prefeito.
Desde o temporal de terça-feira (16), o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) recebeu 74 pedidos de ações integradas. O monitoramento das ocorrências permanece em alerta.
O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido nas Estações de Água Tratada (ETAs) Menino Deus e São João, mas de forma gradual. Entre as ocorrências de árvores caídas, 250 das 450 foram atendidas, com o recolhimento dos restos das plantas marcado para os próximos dias.
As pistas do município registraram 143 ocorrências de bloqueios nas vias devido ao temporal. Foram 64 pontos de bloqueio total por queda de árvores, 14 por postes ou fios caídos e três por acúmulo de água, além de 63 bloqueios parciais.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br