O município de Queimados, no Rio de Janeiro, entrou para a lista de localidades em situação de emergência por conta das fortes chuvas que caem no estado. Oficializado pela Portaria do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil e publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18/1), o número de localidades sob alerta sobe para oito.
Estão entre os locais em situação emergencial a cidade do Rio de Janeiro, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita e Duque de Caxias.
- Caixa anuncia medidas de apoio as regiões do RJ afetadas pelas chuvas
- Lula diz que RJ não fez obras para evitar enchentes, diante de inundações
Críticas de Lula
Na visão do presidente Lula (PT), o estado do Rio falhou em infraestrutura para conter as chuvas. “Quando acontece uma enchente qualquer, o primeiro atendimento sempre é do governo federal e as pessoas sempre precisam do governo federal e o governo federal tem que ajudar, mas, ao analisar o que aconteceu no Rio de Janeiro, nós percebemos que, desde 2013, tem várias obras contratadas para cuidar de morros e córregos e que não foram utilizadas”, disse Lula em discurso nesta quinta-feira (18/1), na Bahia.
O presidente afirma que foram utilizados R$ 1 bilhão de R$ 1,6 bilhão de reais destinados ao investimento em infraestruturas, onde nenhuma obra foi concluída.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br