Um meteoro fireball foi registrado, na madrugada desta terça-feira (16/1), próximo a região de Lagoa dos Patos, no Rio Grande de Sul. Este foi o segundo meteoro do tipo em menos de 10 dias.
O registro feito às 00:01h, por uma câmera do Observatório Espacial Heller & Jung, mostrou que a ação teve duração de 1,5 segundos e que o meteoro ingressou na atmosfera terrestre a uma altitude de 109,1 Km.
- Vídeo registra explosão durante queda de meteoro Fireball; assista
- Meteoro? Especialista explica clarão no céu do Rio Grande do Sul
De acordo com o professor Carlos Jung, dono do observatório, a magnitude (brilho) foi de -9,7, um pouco maior do que o primeiro registrado em 7 de janeiro. O meteoro seria fragmento de um outro corpo celeste (cometa ou asteroide) ainda desconhecido.
"Isto (o fato de ser de procedência desconhecida) se torna interessante porque neste período ocorreu dois Fireballs que podem pertencer a um corpo celeste que passou próximo ao nosso planeta em dado momento", afirmou o professor Jung.
Veja o vídeo do momento:
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br