O verão e as férias escolares abrem um dos períodos com maior registro de viagens nacionais e internacionais. No entanto, é preciso tomar cuidado para não transformar um momento programado para relaxar em uma grande dor de cabeça. Com a alta no preço das passagens aéreas, tornou-se ainda mais comum procurar ofertas de pacotes de viagem na internet. Perito em crimes digitais, Wanderson Castilho dá dicas de como fazer uma compra segura e não levar um golpe.
“Existem três coisas que as pessoas precisam prestar muita atenção na hora da compra online. Primeiro se é um site conhecido, segundo se os descontos que estão ali são compatíveis com o que tem na internet, e o terceiro é não comprar sem ter certeza e dê preferência para o cartão de crédito, invés do Pix ou transferência”, avalia o profissional.
- Caetano Veloso anuncia 'férias radicais' e pede até que não o convidem para 'emitir opiniões'
- Opções para as férias
Há, ainda, situações em que as pessoas providenciam tudo com tranquilidade, mas, por algum motivo, precisam cancelar a viagem. Wanderson aconselha a não fechar pacotes com empresas que pressionam o consumidor para concluir logo a compra.
O perito também pontuou quatro coisas que devem ser vistas com atenção antes de abrir um link:
- Não abrir links enviados por e-mail desconhecidos;
- Se ficar na dúvida coloque o nome do site no ‘Browser’;
- Confira se o site está com o português correto e se os links internos estão funcionando;
- Conferir se tem ‘https’ na barra de endereço;
Se achar que fechou contrato com um golpe suspeito, Castilho acrescenta que é possível levar para a polícia as provas de pagamento e transferência.