O fim de ano chegou e junto a ele a retrospectiva do Google envolvendo os termos mais pesquisados em 2023. A lista conta com vários temas que pautaram as conversas e pesquisas dos brasileiros no ano.
Entre os acontecimentos mais pesquisados estiveram a Copa do Mundo Feminina, que foi realizada na Austrália e Nova Zelândia, o caso do submarino desaparecido próximo aos destroços do Titanic; a guerra entre Israel e o Hamas; o Eclipse Solar; e o Terremoto na Turquia.
Outros termos que aparecem na retrospectiva foram: a Posse do Lula (em 6º lugar); calor excessivo (7º); Greve de metrô em SP (8º); Reforma tributária (9º); e Lua Azul (10º).
Personalidades do ano e mortes
As pessoas mais pesquisadas do ano foram aquelas que mais apareceram na mídia. O ator Kayky Brito, que se envolveu em um grave acidente de carro, ocupou o primeiro lugar nas buscas. A atriz Larissa Manoela ficou em segundo lugar, após o rompimento dela com os pais envolvendo o dinheiro da carreira dela; e por fim a apresentadora Ana Hickmann, que denunciou o marido por agressão.
- Kayky Brito quase foi atingido por outro carro antes de ser atropelado
- Entenda os motivos que levaram Larissa Manoela a romper com os pais
- Caso Hickmann: especialistas explicam como fica divisão de bens na Maria da Penha
Ocuparam a lista ainda o ex-jogador de futebol Daniel Alves, preso na Espanha acusado de estupro; o ator Sidney Sampaio, que caiu do quinto andar de um hotel; o apresentador Faustão, que fez um transplante de coração neste ano; o ator estadunidense Jeremy Renner, que sofreu um grave acidente envolvendo uma máquina de limpar neve; o cantor Bruno Mars, que se apresentou duas vezes no festival The town em São Paulo; o líder espiritual Dalai Lama, que causou uma polêmica ao dar um selinho em uma criança; e a cantora Taylor Swift, que se apresentou seis vezes no Brasil e os shows ficaram marcados pela morte da fã Ana Benevides devido ao calor no estádio Nilton Santos no primeiro dia de apresentação.
A lista também destacou as personalidades mais pesquisadas referentes as mortes. A jornalista Glória Maria ocupa o primeiro lugar:
- Glória Maria
- Rita Lee
- MC Marcinho
- Matthew Perry
- Tina Turner
- Karol Eller
- MC Biel Xcamoso
- Walewska
- Roberto Dinamite
- Luana Andrade
Política em 2023
A política brasileira também foi bastante pesquisada na internet em 2023. A posse do presidente Lula, em 1º de janeiro, ocupa a primeira colocação das pesquisas. Na sequência estão Anderson Torres, ex-secretário de Justiça do DF investigado pelos atos de 8 de janeiro; o ministro do STF Alexandre de Moraes; e a primeira-dama Janja Lula.
Em 5º lugar estava o termo reforma tributária, seguido de Intervenção federal. Os ex-deputado Deltan Dallagnol, que foi caçado em 2023; e o senador Marcos do Val, que teve redes sociais suspensas. Por fim, aparece na lista em nono lugar o termo "sigilo de 100 anos" e "Bolsonaro inelegível".
Outras pesquisas
Na lista de temas mais pesquisados, pode-se destacar o termo "Tacacá", como a comida mais pesquisada do ano. O prato voltou a ser comentado após a música Voando pro Pará, da cantora Joelma, ter viralizado.
O time mais pesquisado também envolve uma personalidade grande do Brasil, Neymar, que em 2023 passou a jogar pelo clube Al-Hilal da Arábia Saudita.
No quesito filmes, Barbie e Oppenheimer apareceram nas primeiras posições de busca dos brasileiros, enquanto nas séries, The last of us, da HBOMax, e Loki, do Disney +, se sobressaíram nas buscas.
Saiba Mais
-
Mariana Morais Mãe de Ludmilla se envolve em briga com pancadaria
-
Mariana Morais Betty Faria se desculpa por chamar ladrões de "filhos do Bolsa Família"
-
Política Bolsonaro fica de fora de foto de Milei ao lado de chefes de Estado
-
Cidades DF Previsão do tempo: DF terá semana com variação entre calor e chuva
-
Diversão e Arte Pernambucana é a 1ª a acertar ‘pergunta do milhão’ em programa de Luciano Huck
-
Brasil Gaza: Avião com 48 repatriados chega a Brasília; 24 tiveram a saída negada