Investigação

Agente da PF suspeito de contrabando de ouro participou de série de TV

Na produção audiovisual o agente Nieri aparece como um dos profissionais responsáveis pelo combate ao contrabando de mercadorias ilegais no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo

O agente da Polícia Federal (PF) Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, que foi um dos participantes da série de televisão "Aeroporto: Área Restrita", é um dos alvos da Operação Ládon, deflagrada na última sexta-feira (1º/12). Ele é acusado de integrar um grupo organizado que fazia o contrabando de ouro para o exterior em voos comerciais partindo de São Paulo.

O Correio confirmou, com fontes ligadas à corporação, que Neri é investigado pelo suposto envolvimento no esquema junto com Ernesto Kenji Igarashi, de 51 anos. Os dois agentes recebiam ouro oriundo de garimpos clandestinos e repassavam para pessoas que eram responsáveis por transportar o metal precioso. Ambos foram afastados e estão com tornozeleira eletrônica.

A Operação Ládon tem como objetivo apurar a possível ocorrência dos crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As investigações ocorreram entre 2018 e 2022, de acordo com a PF o grupo teria transportado ilegalmente centenas de quilos de ouro para o exterior.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo nas cidades de São Paulo/SP, Bragança Paulista/SP, Irupi/ES, Fortaleza/CE e Brasília/DF. A Justiça Federal também determinou medidas cautelares diversas da prisão a todos os investigados.

"Aeroporto - Área Restrita" é uma série documental produzida pelo estúdio Discovery Global com o apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que acompanha as equipes responsáveis pelas operações de segurança no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que é o maior aeroporto da América Latina. Na produção audiovisual, Nieri aparece como um dos profissionais responsáveis pelo combate ao contrabando de mercadorias ilegais.

Mais Lidas