Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai decolar, na manhã desta quinta-feira (7/12), da Base Aérea do Galeão (Rio de Janeiro) com destino ao Cairo, capital do Egito, levando 11 toneladas de alimentos não perecíveis para serem doadas a ações humanitárias na Faixa de Gaza. O governo brasileiro espera usar a aeronave para repatriar mais um grupo de brasileiros e parentes que vivem no enclave palestino que, há dois meses, vem sendo bombardeado pelas forças militares de Israel, desde que o Hamas promoveu um grande ataque terrorista a cidades israelenses.
- Itamaraty divulga lista de brasileiros e familiares que ainda estão em Gaza
- Lula quer resgatar 102 brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza
Segundo informou a Aeronáutica, "o número total de repatriados, data e local de retorno serão informados oportunamente". O Brasil conseguiu repatriar apenas 32 pessoas, que integraram a primeira lista de nacionais autorizada pelos governos de Israel e do Egito. Agora, há mais de 100 interessados em vir para o Brasil. A segunda lista apresentada pela representação diplomática brasileira em Ramala, na Cisjordânia, tinha 74 nomes, mas outras família já demonstraram interesse em deixar a zona conflagrada.
Nesta quarta-feira, 85 pessoas com cidadania ou visto de residência brasileiro foram levadas para perto da passagem de Rafah, na fronteira de Gaza com o Egito, a única aberta para entrada de ajuda humanitária e saída de refugiados.