Nesta segunda-feira (5/12), o cantor Alexandre Pires se tornou alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal, que tem como objetivo desarticular um esquema de financiamento e logística ao garimpo ilegal da terra Ianomâmi.
O inquérito alega que o artista teria recebido cerca de R$ 1 milhão de uma mineradora investigada. Além disso, um empresário do ramo musical nacional estaria envolvido no núcleo financeiro dos crimes. As informações são do jornal O Globo.
O esquema estaria relacionado com a extração de cassiterita (um tipo de dióxido natural de onde é extraído o estanho, um tipo de metal). As investigações apontam que o mineral estaria sendo retirado ilegalmente da terra indígena.
- No Xingu, garimpo ilegal cresce em área protegida; entenda
- Garimpo ilegal cresce 35 mil hectares em 2022, revela MapBiomas
- Garimpo ilegal: suspeitos que teriam movimentado R$ 6 bi são alvos de operação
O minério estava sendo declarado como originário de um garimpo regular localizado no Rio Tapajós, no Pará, e era supostamente levado para Roraima para receber tratamento. No entanto, a dinâmica ocorria apenas no papel, já que a cassiterita seria originária de Roraima.
A extração de cassiterita representa uma nova ameaça aos Ianomâmis. O mineral possui grande valor no exterior e é usado na fabricação de vários produtos, incluindo latas de alimentos, vidros e até telas de celulares.
Nota do advogado do cantor:
"Na qualidade de advogado do cantor e compositor Alexandre Pires, vimos a público, diante das notícias veiculadas pela mídia em geral, esclarecer que o cantor Alexandre Pires não tem e nunca teve qualquer envolvimento com garimpo ou extração de minério, muito menos em área indígena.
Destacamos que o referido cantor e compositor é uma das mais importantes referências da música brasileira, sendo possuidor de uma longa e impecável carreira artística.
Alexandre Pires foi tomado de surpresa diante da recente operação da Polícia Federal que indevidamente envolveu seu nome.
Por fim, salientamos que o cantor e compositor Alexandre Pires jamais cometeu qualquer ilícito, o que será devidamente demonstrado no decorrer das investigações, reiterando sua confiança na Justiça brasileira."
Saiba Mais
-
Brasil Planos de saúde devem bancar cirurgia de mudança de sexo, diz STJ
-
Brasil Braskem cancela participação na COP28 diante do risco de colapso em Maceió
-
Brasil 'Empreendimento desastroso', diz Marina Silva sobre mina da Braskem em Maceió
-
Brasil PF busca suspeitos de comercializar armas a facções brasileiras
-
Brasil Exército coloca veículos blindados em Roraima na fronteira com a Venezuela
-
Brasil Servidor da Funai é baleado durante retirada de invasores em terra indígena