O empresário Jacob Barata, um dos fundadores do conglomerado de empresas de ônibus Grupo Guanabara, morreu, no Rio de Janeiro, aos 91 anos, nesta quarta-feira (27/12). Ele estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana.
Em nota, a instituição lamentou a morte do empresário. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Jacob Barata na manhã desta quarta-feira (27) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, diz a nota do hospital.
Jacob era conhecido como O Rei dos Ônibus. Paraense nascido em 13 de agosto de 1932, em Belém, o homem mudou para o Rio aos 14 anos e começou a trabalhar na mesma idade. Foi vendedor de panelas de alumínio e de joias e escriturário em um banco antes de entrar no setor de transporte.
De acordo com informações do site Ônibus e Transportes, Jacob se tornou, aos 18 anos, motorista da linha Madureira. Depois, adquiriu uma lotação, um Chevrolet de 10 lugares, e se tornou pioneiro no transporte público ao levar pessoas da zona oeste do Rio para o centro da cidade.
O Grupo Guanabara é responsável pela maior parte dos ônibus do Rio de Janeiro. As operações também ocorriam em outros estados e já transportavam cerca de 3 milhões de passageiros diariamente em todo o país, segundo o levantamento do portal Nexo Jornal.
O empresário, viúvo, deixa três filhos e nove netos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br