O palestino Marwan Saud Abu Sada chegou ao Brasil neste sábado (23/12), acompanhado do filho e do irmão. Eles vieram da Faixa de Gaza em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com 30 repatriados.
“Brasil é o meu segundo país. Eu agradeço muito pelo o que fizeram pela gente. Estamos nos sentindo muito bem. A situação aqui é boa, as pessoas são legais”, afirmou Marwan, que está pela terceira vez em solo brasileiro. Ele deve seguir para o Rio de Janeiro, onde encontrará com familiares que chegaram há duas semanas no país. De acordo com ele, não foi possível vir no mesmo voo que a família por questão com o visto.
O grupo que chegou hoje na Base Aérea de Brasília é o que passou mais tempo na zona de conflito. “Não há nenhum lugar realmente seguro na Faixa de Gaza. Nós nos mudamos do Norte para o Sul da Gaza porque diziam que era mais seguro.Ficamos 30 dias lá, mas não era seguro”, desabafou o palestino, que afirma não ter vontade de retornar ao local.
O governo brasileiro informou que fará esforços para conseguir liberar todos os repatriados ainda hoje, para que possam passar o Natal com os familiares. Eles permanecem no hotel de passagem da Base Aérea de Brasília, onde recebem apoio psicológico, de saúde, vacinas e documentação.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br