Repatriação

Interpol recupera livro raro levado do Museu Emilio Goeldi, no Pará, há 16 anos

Publicação foi apreendida pela aduana argentina e já foi repatriada; a obra "Reise in Chile und auf demAmazonstrome" (Viagem no Chile, Peru e no Rio Amazonas) é referência no conteúdo sobre expedições na América do Sul no século 19

Fachada do museu Emilio Goeldi, em Belém (PA), referência em pesquisa de temas relacionados com a Amazônia  -  (crédito: Divulgação/museu EG)
Fachada do museu Emilio Goeldi, em Belém (PA), referência em pesquisa de temas relacionados com a Amazônia - (crédito: Divulgação/museu EG)
postado em 22/12/2023 13:54

A Interpol recuperou um livro raro furtado do Museu Emilio Goeldi, uma instituição federal referência em pesquisa sobre a Amazônia, que fica em Belém.

O livro Reise in Chileund auf dem Amazonstrome (Viagem no Chile, Peru e no Rio Amazonas), de 1836, foi furtado entre 2007 e 2008 e foi localizado e apreendido pela aduana argentina. A publicação constava na lista da Interpol, apresentada pela Polícia Federal, na relação de bens culturais roubados.

O livro já foi repatriado e retornará ao museu, que é vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Seu conteúdo traz relatos de viagem do zoólogo e naturalista alemão Edaurd Poepping, durante sua viagem ao Chile, Peru e Amazônia durante os anos 1827 a 1832. Contém ilustrações e mapas raros, e considerado importante contribuição para a história das descobertas e expedições na América do Sul.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->