ROUBA DE CELULAR

Governo lançará programa para bloqueio rápido de celulares roubados

De acordo com Ricardo Cappelli, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa transformará celulares roubados em um "pedaço de metal inútil"

O programa para bloqueio rápido de celulares roubados deve ser lançado na terça-feira (19/12).  -  (crédito: unsplash/  Eirik Solheim)
O programa para bloqueio rápido de celulares roubados deve ser lançado na terça-feira (19/12). - (crédito: unsplash/ Eirik Solheim)
postado em 18/12/2023 17:36

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, anunciou por meio das redes sociais no sábado (16/12) o lançamento de uma iniciativa que servirá para que as pessoas que tenham o celular roubado ou furtado possam “bloquear as conexões com rapidez”. Cappelli adiantou que o lançamento será feito nesta terça-feira (19/12).

“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu Ricardo.

Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.

O acordo foi firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para o bloqueio do código IMEI (número único de identificação). O projeto, que deve se chamar “Celular seguro”, será oferecido com versões web ou como aplicativo.

Ainda neste mês, Ricardo Cappelli fez um publicação no X (antigo twitter) adiantando que o projeto funcionará com “apenas um clique”. “Ninguém aguenta depois de ter o celular roubado ou furtado ficar na central de atendimento tentando fazer o registro. Com o projeto Celular Seguro, com apenas um clique, a informação chegará nos bancos e nas operadoras, bloqueando o telefone e acabando com a farra dos criminosos”, publicou.

De acordo com nota do Ministério da Justiça para o Correio, a ferramenta estará disponível na internet, além dos aplicativos para o sistema IOS e Android. Confira a íntegra da nota: 

"A ação tem o objetivo de combater roubos e furtos de telefones celulares em todo o país. Com a iniciativa, a vítima desses crimes poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

A ferramenta estará disponível na internet, além de aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas são parceiras da ação". 

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->