O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (15/12), que o governo vai construir mais 100 institutos federais até o fim do mandato, em 2026. O objetivo é proporcionar oportunidades de aprendizado profissional e acesso a empregos dignos para a juventude.
Lula destacou, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, na quinta-feira (14/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília,que é necessário suprir a falta de vagas nas instituições federais para que os jovens possam adquirir habilidades profissionais. O tema da conferência deste ano é "Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver". O evento reuniu jovens de todo o Brasil para discutir políticas públicas para a população entre 15 e 29 anos.
- Brasil precisa dobrar matrículas em ensino profissional na rede pública
- Lula participa de abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude
- Reitores de universidades comemoram PL que define eleição direta para o cargo
O presidente ressaltou o compromisso do governo em atender às demandas dos jovens em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, ciência e tecnologia. Ele expressou gratidão pelas reivindicações apresentadas pelos movimentos sociais e incentivou a participação ativa dos jovens na discussão de políticas públicas.
Além do anúncio dos novos institutos federais, Lula mencionou a criação de uma unidade do Instituto Tecnológico da Educação (ITA) no estado do Ceará, destacando a importância de combater a evasão escolar por meio de bolsas e incentivos para os estudantes.
Em seu discurso, Lula convocou os jovens a se envolver ativamente nas comunidades, discutindo o fortalecimento do país e promovendo a politização.
*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Doria
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br