RELIGIOSO

Nossa Senhora da Conceição: cinco capitais data é feriado; entenda

Não é feriado nacional o dia da santa, portanto para que haja a folga, é preciso haver determinação municipal ou estadual

Salvador é uma das capitais onde o Dia de Nossa Senhora da Conceição é feriado e é comemorado com missas e festejos -  (crédito: Arquidiocese de São Salvador da Bahia)
Salvador é uma das capitais onde o Dia de Nossa Senhora da Conceição é feriado e é comemorado com missas e festejos - (crédito: Arquidiocese de São Salvador da Bahia)
postado em 07/12/2023 09:37

O dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta sexta-feira (8/12), é feriado em cinco capitais do país. A data da santa católica Nossa Senhora Imaculada Conceição, no entanto, não faz parte do calendário de feriados nacionais, portanto para que o dia seja comemorado com uma folga, é preciso que o município ou o estado faça este decreto.

Dessa forma, as cidades de Salvador, Aracaju, Boa Vista e Belo Horizonte têm decretos municipais que determinam o dia de Nossa Senhora como feriado. Em Manaus, onde a santa é padroeira da cidade, o decreto do feriado é de caráter estadual e, além da capital do Amazonas, abrange outros municípios. 

A escolha do dia 8 de dezembro para celebrar a Nossa Senhora Imaculada Conceição foi proclamada em 1854 pelo Papa Pio IX e aborda, na religião católica, a crença de que a mãe de Jesus, Virgem Maria, se livrou do pecado desde o momento de sua concepção e durante toda sua vida terrena.

Nas cinco capitais onde a data religiosa é feriado, o funcionalismo público federal funcionará normalmente. Já para os funcionário públicos municipais e estaduais, a decisão sobre a folga é de cada governo local.

Na iniciativa privada, no entanto, se a cidade ou estado adota o feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição em lei, a norma é que todos os trabalhadores sejam dispensados ou recebam o salário do dia em dobro. A alternativa também é compensar a folga em outra data.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->