O agente da Polícia Federal (PF) Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, que foi um dos participantes da série de televisão "Aeroporto: Área Restrita", é um dos alvos da Operação Ládon, deflagrada na última sexta-feira (1º/12). Ele é acusado de integrar um grupo organizado que fazia o contrabando de ouro para o exterior em voos comerciais partindo de São Paulo.
O Correio confirmou, com fontes ligadas à corporação, que Neri é investigado pelo suposto envolvimento no esquema junto com Ernesto Kenji Igarashi, de 51 anos. Os dois agentes recebiam ouro oriundo de garimpos clandestinos e repassavam para pessoas que eram responsáveis por transportar o metal precioso. Ambos foram afastados e estão com tornozeleira eletrônica.
- PF combate organização que provocou o maior desmatamento na Amazônia
- PF desbarata esquema que entregou 43 mil armas ao crime
- PF busca suspeitos de comercializar armas a facções brasileiras
A Operação Ládon tem como objetivo apurar a possível ocorrência dos crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As investigações ocorreram entre 2018 e 2022, de acordo com a PF o grupo teria transportado ilegalmente centenas de quilos de ouro para o exterior.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo nas cidades de São Paulo/SP, Bragança Paulista/SP, Irupi/ES, Fortaleza/CE e Brasília/DF. A Justiça Federal também determinou medidas cautelares diversas da prisão a todos os investigados.
"Aeroporto - Área Restrita" é uma série documental produzida pelo estúdio Discovery Global com o apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que acompanha as equipes responsáveis pelas operações de segurança no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que é o maior aeroporto da América Latina. Na produção audiovisual, Nieri aparece como um dos profissionais responsáveis pelo combate ao contrabando de mercadorias ilegais.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br