Na manhã desta quarta-feira (6/12), uma explosão que teria sido causada pelo vazamento de gás de cozinha, em um apartamento do Noroeste, em Brasília, deixou uma pessoa gravemente ferida, com 70% do corpo queimado. Os botijões de gás são grandes fatores de risco para acidentes em cozinhas e precisam de atenção.
Um vazamento de gás pode levar a falta de ar, por exemplo, pois a molécula do gás LP — popularmente conhecido como gás de cozinha — é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, podendo causar danos materiais. Como é o caso de explosões e incêndios, além de problemas de saúde graves ou fatais.
O Correio reuniu as principais informações e precauções sobre os cuidados e formas de evitar um vazamento, assim como algumas medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes. Confira abaixo.
Atenção da compra ao manuseio
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o primeiro cuidado começa na compra do botijão de gás, verificando se está com etiqueta do Inmetro. Após isso, é necessário levar em conta que muitos acidentes podem ser causados pelo manuseio inadequado. Como, por exemplo, nos componentes básicos da instalação: a mangueira, os reguladores de pressão e as abraçadeiras, que devem ser trocados de cinco em cinco anos, evitando possíveis vazamentos.
Outro ponto de atenção o local em que o botijão de gás é armazenado. É preciso deixá-lo em lugar limpo e nunca em lugares fechados, como em armários, vãos de escada, gabinetes, entre outros.
De acordo com as regras básicas de segurança da Fiocruz, é necessário se atentar a:
- Não usar isqueiro para acender o fogão;
- Na ausência por longo período, feche o registro de gás;
- Acender primeiro o fósforo para então abrir o registro;
- Qualquer conserto nas instalações devem ser executadas por profissionais;
- Comprar botijão de gás somente em empresas credenciadas;
- Instalar o botijão longe de tomadas, interruptores e instalações elétricas;
- A mangueira utilizada deve ser aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e deve estar longe das laterais do fogão.
Se estiver sentindo cheiro forte de enxofre, isso é provavelmente um indicador de que há um vazamento de gás, que pode causar náuseas e enjoos. Em caso de detecção do odor siga as seguintes instruções:
- Não ligue ou desligue luzes e eletrodomésticos, por conta das faíscas que podem soltar;
- Não acenda fósforos, isqueiros ou cigarros;
- Encontre o local do vazamento;
- Abra bem as janelas e portas para arejar o ambiente e o ar consiga circular (nunca usar ventiladores);
- Afaste as pessoas da cozinha.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br