OUVSUS

Nova versão do OuvidorSUS já funciona em 25 estados; veja as melhorias

A Ouvidoria-Geral do Sistema único de Saúde (OUVSUS) é o contato responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e outras formas de manifestações dos cidadãos

O sistema apresenta novas funcionalidades para o aprimoramento dos processos de trabalho das ouvidorias do SUS. -  (crédito: Reprodução Agência Brasil)
O sistema apresenta novas funcionalidades para o aprimoramento dos processos de trabalho das ouvidorias do SUS. - (crédito: Reprodução Agência Brasil)
postado em 05/12/2023 17:26 / atualizado em 05/12/2023 17:29

O Ministério da Saúde instaurou a nova versão do OuvidorSUS para melhor atender às necessidades da população de maneira ágil e eficiente. O novo sistema, implantado em novembro deste ano, já está em funcionamento em mais de 1 mil localidades de 25 estados brasileiros — o acesso é gradativo, de acordo com a realidade tecnológica de cada região.

A Ouvidoria-Geral do Sistema único de Saúde (OUVSUS) é o contato responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e outras formas de manifestações dos cidadãos.

A principal novidade na atualização é a tipificação aprimorada — que permite às ouvidorias incluírem as próprias TAGS para classificar as manifestações do público mais precisamente. A nova versão também possibilita uma comunicação mais eficaz, que permite o envio de informações relevantes e confiáveis, principalmente em defesa da vacinação. Além disso, as inovações contam com o controle de prazo, layout responsivo, integração com a plataforma Fala.BR e Padrão eMAG — o modelo de acessibilidade em governo eletrônico. 

“O novo OuvidorSUS está plenamente sintonizado com as diretrizes de gestão transparente e democrática, onde as solicitações dos cidadãos brasileiros, além de ouvidas e respondidas, são transformadas em um mecanismo capaz de resultar em melhorias do serviço público. É um passo significativo para atender usuários do sistema de saúde pública de forma ágil, eficiente, transparente e cada vez mais inclusiva”, destaca Aíla Sousa, ouvidora da saúde.

Whatsapp também é uma forma de comunicação que vai ajudar a esclarecer dúvidas sobre a vacinação. Por isso, nesta segunda-feira (4/12), foi lançado o chatbot, assistente virtual que disponibiliza conteúdos diversos sobre imunização, alerta de fake news e informações sobre a área da saúde. O canal também informa os horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Chatbot Whatsapp: (61) 99381-8399

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