TRAGÉDIA

Enchente mata senhora na Grande Porto Alegre; mortes chegam a 8 no Sul

Desde o sábado, fortes chuvas atingem a Região Sul. Vítima mais recente é uma idosa de 67 anos, que foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul (RS)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou mais uma morte provocada pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de semana. Em um publicação na rede social X, também conhecida como Twitter, na manhã desta terça-feira (21/11), Eduardo Leite informou que uma mulher de 67 anos, ainda não identificada, foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. "Meus sentimentos à família", escreveu o governador em suas redes sociais.

Com isso, chega a oito a quantidade de pessoas que perderam a vida em decorrência das enchentes que atingem a Região Sul. Cinco casos fatais ocorreram no Rio Grande do Sul. Em Vila Flores, na Serra Gaúcha, um homem teve o carro arrastado pela correnteza ao transitar por uma estrada estadual, no domingo. No sábado, Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e a mãe dela, Lidowina Lehnen, de 86 anos, morreram soterradas em Gramado (RS). A quinta vítima é uma mulher, que foi encontrada por familiares dentro de casa, em Giruá. Segundo a Defesa Civil, os parentes chegaram a acionar o socorro, mas ela não resistiu.

Outras três mortes foram registradas em Santa Catarina por conta das enchentes no estado. Uma das vítimas é um homem de 46 anos que andava em uma moto aquática e colidiu com a fiação elétrica em Palmitos. As outras duas foram em Taió: duas amigas perderam a vida depois que o carro em que estavam afundou em uma área alagada por causa da chuva.

Em Santa Catarina, 71 municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas registradas desde 14 de novembro. Desse número, 11 estão em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.

De acordo com a Defesa Civil, a Região Oeste de Santa Catariana é a região que mais sofre com os temporais. As principais ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

Mais Lidas