A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, neste sábado (18/11), que será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal em shows realizados no Brasil. A medida foi anunciada pelo ministro Flávio Dino, por meio das redes sociais.
A mudança ocorre diante da morte de uma fã que passou mal devido ao calor no show da cantora Taylor Swift, realizado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17/11). Dino também anunciou que as empresas produtoras de shows deverão disponibilizar água potável gratuita em "ilhas de hidratação" de fácil acesso.
- Produtora do show de Taylor Swift se pronuncia sobre morte e é detonada
- Taylor Swift escreve carta e lamenta morte de fã: "Coração devastado"
- Taylor Swift: prefeito anuncia medidas para show após morte de fã
"A medida vale imediatamente. A portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes. A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos estados e dos municípios, bem como atuação da polícia, se necessário", disse o ministro.
A morte da estudante de psicologia, Ana Clara Benevides, causou comoção nas redes sociais. A jovem desmaiou por conta da onda de calor extremo que vem afetando diversas cidades do país. Ela teve duas paradas cardiorrespiratórias e chegou a ser levada ao Hospital Municipal Salgado Filho, mas os médicos não conseguiram reanimá-la.
Diversos fãs de Taylor Swift repudiaram a proibição de garrafas de água no show, mesmo diante do forte calor. No estádio Nilton Santos, local do show, a sensação térmica foi de 60ºC.
Saiba Mais
-
Brasil Taylor Swift: prefeito anuncia medidas para show após morte de fã
-
Brasil Taylor Swift: Dino diz que mudará normas sobre acesso a água após morte em show
-
Brasil "A gente tem que falar sobre HPV", diz gerente médico da MSD Brasil
-
Brasil Inmet alerta para calor e chuva forte combinados em seis estados e no DF
-
Brasil Estudo constata o despreparo das cidades para lidar com mudanças climáticas
-
Brasil Dono de pastelaria confessou ter forjado caso de racismo no RS, diz delegado