Educação

Ensino médio: SP aumenta carga horária de matemática e português

A Secretaria de Educação do estado anunciou, nesta sexta-feira (17/11), uma série de mudanças no ensino médio, dentre elas a redução na carga horária de artes, filosofia e história

O governo de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (17/11), mudanças previstas para o novo currículo do ensino médio das escolas públicas do estado e que passam a vigorar em 2024. Os itinerários formativos, áreas do conhecimento que os estudantes podem escolher, passaram de 12 para três: exatas, ciências da natureza e linguagens; ciências humanas; e ensino médio técnico.

A mudança amplia a carga horária de português e matemática, no entanto, reduz as horas de artes, filosofia, sociologia e robótica, além de eliminar as matérias eletivas. Outra alteração prevê a inclusão de educação financeira no currículo dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, bem como no ensino médio.

A Secretaria de Educação do estado afirma que a estratégia quer reduzir as defasagens educacionais e preparar os estudantes para o vestibular.

"O tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa foi ampliado em 60% (considerando as aulas de língua portuguesa e redação e leitura) e de matemática em 70% (considerando as aulas de matemática e educação financeira). Outra demanda atendida da rede foi a reinclusão das aulas de física, geografia e história na 3ª série do Ensino Médio, com duas aulas de cada matéria na última etapa do ensino médio", afirmou a pasta em nota.

As aulas eletivas serão trabalhadas "de maneira transversal, adequada à trilha escolhida pelos estudantes". "As disciplinas de arte, filosofia, sociologia e tecnologia e robótica, que passam a ter duas aulas no ensino médio, serão aprimoradas na matriz curricular dos itinerários formativos. Ou seja, estudantes que optarem pela área de humanas terão quatro aulas de arte e mídias digitais e outras quatro aulas de filosofia e sociedade moderna. As aulas de robótica serão inseridas no itinerário formativo de exatas, com oito aulas complementares de tecnologia e robótica."

Já ao fim do ensino fundamental, entre o 6º e 9º ano, os alunos terão duas aulas semanais de orientação de estudos, também para diminuir as defasagens.

No 1º ano do ensino médio, as atuais cinco aulas semanais de português passarão a ser seis aulas semanais, com quatro para língua portuguesa e duas para redação. No caso de matemática, serão cinco aulas, além de duas para educação financeira. Já no 2º ano, além das três aulas semanais de português, os alunos terão outras duas de redação e leitura; em matemática, serão mantidas as atuais três aulas, com duas a mais para educação financeira. E, no 3º ano, será ampliada de duas para três aulas de português e serão adicionadas outras duas de redação e leitura. Em matemática, os alunos terão três aulas semanais, com outras duas de educação financeira.

As disciplinas de física, geografia e história retornarão à matriz curricular do último ano do ensino médio com duas aulas para cada uma das matérias, “em resposta à demanda de estudantes e professores da rede”.

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