Um grupo de 26 repatriados que vieram da Faixa de Gaza desembarcaram no aeroporto na Base Aérea de Guarulhos (SP), no final da manhã desta quarta-feira (15/11). Eles fazem parte das 32 pessoas que chegaram a Brasília nesta semana. Na região Metropolitana da capital paulista, eles pousaram às 11h20.
Os repatriados deverão concluir o processo de regularização migratória. Como apoio, eles também devem ser inscritos em programas sociais de acordo com suas necessidades. Dos 26 que foram para São Paulo, 17 foram levados para um abrigo no interior do estado. No entanto, não foi divulgado para qual cidade eles foram levados.
- Lula confirma que receberá brasileiros repatriados na Base Aérea
- Governo prioriza inclusão de repatriados de Gaza em rede socioassistencial
De acordo com a Secretaria Nacional de Justiça, será preservada a segurança dos repatriados, por conta da possibilidade de atos islamofóbicos e também antissemitas, que têm aumentado no país e no mundo desde o início da guerra.
A saída dos brasileiros de Gaza era esperada para sábado, mas foi adiada. O avião VC-2, cedido pela Presidência para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou às 6h51min (horário local) de segunda, do Cairo, no Egito, com 32 repatriados, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
Segundo o Itamaraty, estão previstas duas paradas técnicas: em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF). Ainda de acordo a pasta, duas pessoas desistiram de ir para o Egito e ficaram em Gaza.